domingo, junho 28, 2009

PSD de Arões. Apresentou lista aos Aronenses.

O Partido da oposição do executivo (PSD), já fez a sua apresentação da sua lista, no dia vinte deste mês de Junho. Só hoje foi possível publicar, devido a erro informático, o que o ArõesDigital, deve estar salvo de qualquer mau entendimento, mas pensamos que vale sempre a pena publicar, porque são muitos aqueles que sendo naturais desta terra, estão ausentes por vários motivos e ocorrem ao ArõesDigital para saber as noticias, e como também para o núcleo do PSD de Arões, estamos em crer que valeu a sua publicação, que assim seja. Lembrando ainda que teve Escola de Ferreiros cheia, não deixando de faltar as presenças dos membros do PSD de Fafe e seus candidatos. (Lamentamos o erro deve-se à foto, que não é possível publicar ). O homem erra, mas as máquinas tem sempre razão.

sábado, junho 27, 2009

Editorial. Autárquicas /2009 com sangue novo.

Hoje, trago a estas páginas, que se estiver na disposição de ler até ao fim vai perceber o seu título. Se não houver mais candidatos à Junta de Freguesia de Arões, ficamos por duas candidaturas da praxe PS e PSD. Não vou fazer aqui juízo de candidatos, isso fica no acto eleitoral, a cada Aronense, a sufrágio no dia 11 de Outubro.
Parece-me bem falar deles, neste final de Junho. Temos dois estreantes como candidatos, pelo PSD Agostinho Pereira e pelo PS Cláudia Castro. Enquanto o ArõesDigital, já tinha anunciado o candidato pelo PSD, no final de 2008, o PS lançou este mês uma candidata. De referir que se a Comissão Politica do Partido Socialista, é ter na sua mente candidatas pelo concelho de Fafe, em que todas ganharam em 2005. Pelo PS duas Freguesias e uma independente, desta vez não passou ao lado esta freguesia Arões S. Romão, com Cláudia Castro, que também em 2005 fez parte da lista PS, e vem do seio familiar(seu pai), que também foi Presidente da Assembleia de Freguesia(Quem não conheceu ? ). É sempre bom sangue novo, no entanto não é tarefa fácil para ambos. Pelo PSD, que já vem deste o inicio do ano a preparar a sua estratégica e a sua lista que já foi apresentada no passado sábado (dia 20), por já ter a lista apresentada não deixa de ter de trabalhar até ao último dia de campanha, o mesmo terá de acontecer pelo Partido Socialista, nunca podemos pensar que ganhamos sempre, e nunca na ideia formada que a casa está feita. Muito em breve, até porque está aí, os meses fortes de férias, devemos também apresentar a lista do PS, que com eleições marcadas para o dia 11 de Outubro, terá de ser entregue no Tribunal, até 21 de Agosto, como sabem, e o tempo não passa, voa !. Aos candidatos, julgo por ser estreantes à corrida, será uma de querer vencer, com muita vontade, uma a corrida em nada fácil, mas para isso vontade de trabalhar, simpatia e um conselho, é que arrogância não leva a melhor ao seu potencial eleitor (sabem disso ), porque esta corrida não é de sacos de batatas , de quem ganha é quem chega primeiro, não, não é desta corrida que falo, mas se assim fosse, o melhor mesmo seria levar umas sapatilhas. Por agora quanto aos candidatos estamos conversados, vamos ter pela frente ainda muito para dizer, e o ArõesDigital, espera pelos mesmos que chegue a informação até nós. Termino dizendo, vai agora dirigido aos meus queridos leitores, que aqui mesmo no ArõesDigital, para além de já terem a possibilidade de votar no seu partido, vou querer, o seu voto de classificação dos nossos e porque já são conhecidos candidatos.

Assembleia Ordinária. Da Junta de Freguesia de Arões S. Romão.


Na próxima segunda-feira, dia 29, pelas 21 horas, vai o executivo, reunir em Assembleia Ordinária, com a seguinte ordem de trabalhos.

1 - Antes da ordem do dia.
2 - Ordem do dia.
2.1 - 1ª Revisão do orçamento e do PPI de 2009.
2.2 - Informação das obras realizadas e a realizar.
2.3 - Informação das obras efectuadas do enquadramento da elevação da Freguesia de Arões S.Romão a vila.
2.4 - Informação de candidaturas da Junta ao programa OTL e fogos florestais.


O Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Arões S. Romão.



Vítor Castro

sábado, junho 20, 2009

Associação Desportiva dos Oleiros. Apaga treze velas.


A Associação Desportiva dos Oleiros, ao comemorar o seu décimo terceiro aniversário, organizou três dias de festa, com o seguinte programa.
(Dia/26) - Sexta-feira - 21 horas - Torneio de sueca. (Dia /27) - 17 horas - Bolo com sardinhas, petiscos e caldo verde. e à noite pelas 21 horas - Actuação do cantor Fábio Marcelo e suas bailarinas. Domingo, dia 28 e último dia de festa, às 10 horas - Jogo de futebol. 13 horas - Almoço. 15 horas Entrega de lembranças. 16 horas - Torneio de chincalhão e pelas 19 horas, será servido caldo verde.

Ao Amigo Domingos Soares Castro. Há sempre uma palavra !


Uma palavra , é uma forma de dizer. Mas, nunca, mas mesmo nunca mais me posso esquecer deste grande amigo Domingos Soares Castro.
Cheguei a esta terra chamada Arões em 1995, por arrastamento de uma Aronense (sua terra natal), e foi pela mão de Domingos Castro, que com ele conheci muito de Arões, e seus habitantes, a onde também ele tinha uma forte ligação às colectividades, como politicas.
O executivo da Junta, tinha algumas reuniões de esclarecimento (não eram assembleias) e era Domingos Castro que tinha o cuidado de me convidar sempre aos domingos de manhã. (deixou-se de se realizar, não sabemos porquê)
Mais tarde, já ele muito doente, mas não parecia porque a força de viver, deu-lhe para não baixar os braços. E aquando do do quiosque da Torre, e ele como contribuiu para o bem estar de todos. lá estava ele, tinha-mos encontro á hora do almoço, a onde tivemos muitas conversas desde o Arões Sport Clube à politica, ele que era Presidente da Assembleia de Freguesia de Arões S. Romão, até que Deus lhe chamasse.
Foram mesmo bons momentos, e eu que não sou dado a funerais, não podia deixar de estar presente neste último adeus.
Ao passar este primeiro aniversário do seu falecimento, esta será uma lembrança singela para o meu eterno amigo Domingos Soares Castro, ausente em corpo, mas sempre presente no espirito de todos.



João Laranjeiro

sexta-feira, junho 19, 2009

"Passeios são poucos, e os que há nao são passeios".


Numa bela manhã primaveril de Domingo andava eu, como várias pessoas fazem, no meu transporte de duas rodas na EN que atravessa Arões São Romão quando me deparo com o seguinte obstáculo no passeio...
Agora pergunto eu, mas afinal para quem é o passeio?
Será para as plantinhas apanharem com a brisa fresca agora no Verão, dos carrinhos que por lá passam… Os seres autotróficos fotossintéticos são fundamentais para a vida do homem, mas naquele local desculpem mas eu dispenso.
Que ninguém se esbarre nestes plantas, meus amigos, pois se caírem ou caiem num mato de plantas que não devem ser nada agradáveis ou caiem numa estrada com um movimento automóvel algo considerado…

luis peixoto

Canção Nova. Este sábado.

Vimos convidar-vos para participar é já no sábado dia 20 de junho num encontro com a canção nova aqui no salão paroquial em arões s. Romão, tem inicio logo pela manhã e na parte da tarde começa as 14: 30 (adoração ao SSacramento, terço palestra e muita animação.... vai ser um dia diferente pois todo ele e dedicado ao encontro com os irmãos e principalmente com Deus... não é preciso pensar muito , é só trazer a alegria, amor ,vamos ter bar para se petiscar e muitas mais surpresas... estamos em festa pois também´´e o primeiro aniversário do nosso saudoso irmão Domingos Castro ,( o pai) lá no Céu... junta-te a nós...contamos contigo e com aqueles que também queres trazer... em anexo vai o cartaz com o programa. Que Deus nosso pai vos abençoe pelo acolhimento deste convite e pela vossa participação... até sábado se Deus quiser... com carinho claudia castro dus espera por ti..."



Rui Silva

Um dia na Praia. Promovido pela Autarquia.


Mais um verão a chegar, e os dias de praia a visitar, e é neste espírito que a Câmara de Fafe vê esta iniciativa para se manter, e consoante o protocolo com as Juntas de Freguesia, em que a Junta de Arões S. Romão está como responsável da sua coordenação a a autarquia suporta as despesas de deslocação. Aproveitem ! Mais informações na Junta de Freguesia de Arões S. Romão.

Escola do Livro. Férias 2009.

Vai a Escola do Livro, no período de ferias de verão, realizar actividades lúdicas, tais como: Desporto / Piscina / História / Experiências / Cozinha / Fotografia / Pintura / Informática, actividades ao ar livre / Cinema / Jogos, e língua Gestual. As inscrições podem ser feitas na sua sede na travessa do Picadouro, Lt 33 em Arões S. Romão.Tele 253 498220 ou por email: escoladolivro@gmail.com ou visite o site em http://www.escoladolivro.com/

Programa OTL. Abertas as candidaturas.


Estão abertas as candidaturas para o programa de curta duração OTL, dos doze aos vinte e quatro anos de idade. As inscrições podem ser feitas directamente no site do I.P.J., ou levantar o formulário na Junta de Freguesia de Arões.

Programa Voluntariado das Florestas

Estão também abertas as candidaturas para todos os jovens entre os 18 e trinta anos de idade. Na participação do programa de voluntariado das Florestas, até ao dia trinta e um de Agosto. As inscrições directamente no site do I.P.J., ou fazer o seu levantamento do furmulario na Junta de Freguesia de Arões S. Romão.

O Presindente da Junta de Freguesia de Arões S. Romão
José Carvalho Freitas

sábado, junho 13, 2009

Assembleia extraordinária. Arões Sport Clube.

Vai pela terceira vez em Assembleia, a colectividade desportiva ARÕES SPORT CLUBE, reunir seus associados para "saltar" o impasse que tem vivido em eleger novos corpos sociais para o biénio 2009 /2011, na próxima sexta feira, dia 19, pelas 21 horas no Centro de Formação Juventude de Arões.

Subsídio Escolar. Agrupamento Vertical das Escolas de Arões.


A pedido da Segurança Social e a fim de evitar o "entupimento" dos seus serviços avisam-se todos os Encarregados de Educação que as declarações de abono de família (escalões) para efeitos de ASE serão atempadamente enviadas para casa de cada um, pelo que deverão aguardar a recepção das mesmas. Serão recebidas pelos beneficiários nos princípios de Junho. Como também informa os Encarregados de Educação que estejam interessados em candidatarem-se ao subsidio Escolar que deverão no acto da matricula apresentar os seguintes documentos:

Documento emitido pela Segurança Social ou pelo serviço processador, relativo ao escalão e documento comprovativo de desemprego à 3 ou mais meses.



BOLSA DE MÉRITO( Alunos que transitam para o 10ºano ) a entregar até ao dia 9 de Julho, acompanhados com os seguintes documentos:

Documento emitido pela Segurança Social ou pelo serviço processador, relativo ao escalão.

Comprovativo de desemprego à 3 ou mais meses.

Boletim da acção Escolar.

Boletim candidatura a Bolsa de Mérito (Adquirir na Papelaria).

Fotocópia do BI do Enc. de Educação e o NIF do Encarregado de Educação.







A Presidente do Conselho Executivo da EB2,3 de Arões

Drª Isabel Maria Oliveira Gonçalves



sexta-feira, junho 12, 2009

Dia histórico para Arões S. Romão. Elevação a Vila.


A localidade de Arões (São Romão) no concelho de Fafe, distrito de Braga foi hoje elevada à categoria de Vila no Parlamento.Apesar de já em 2005, os deputados Eugénio Marinho e Luís Marques Mendes terem passado para o papel o projecto de lei para elevação de Arões São Romão à categoria de vila só hoje ao décimo segundo dia do mês de Junho do ano de 2009 o projecto foi finalmente aprovado em plenário na Assembleia da Republica juntamente com outras 21 novas vilas portuguesas.Embora existam vozes que se oponham à elevação de Arões São Romão a vila devido à ausência de uma população urbanizada e de outros factores, a vila é agora uma realidade. É sabido que já desde á vários anos que vários foram aqueles que lutaram para que o dia de hoje finalmente chegasse. De acordo com a legislação, salvo "importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica", para ser elevada a vila uma localidade tem de ter mais de 3 mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e pelo menos metade dos seguintes estabelecimentos: posto médico, farmácia, casa do povo, dos pescadores, de espectáculos, centro cultural ou outras colectividades, agência bancária, transportes públicos colectivos, estação de correios, estabelecimentos comerciais ou de hotelaria e uma escola pública, requisitos que já há muito a freguesia de Arões São Romão cumpre.Hoje é portanto um dia de festa para Arões São Romão, que já há longos anos se sobressaia entre as freguesias do concelho em termos de desenvolvimento, tornando-se assim na primeira vila do concelho de Fafe.



Luis Peixoto

terça-feira, junho 09, 2009

Solução pode passar por Comissão Administrativa. Arões Sport Clube.


Realizou-se na noite do dia 8 de Junho de 2009 no Centro para a Formação e Juventude de Arões, a Assembleia-geral do Arões Sport Clube que teve como ordem de trabalho o ponto único da apresentação das listas para a eleição dos corpos gerentes para o biénio 2009/2011.
O presidente da Assembleia-geral, José Freitas, deu inicio á sessão já passavam trinta minutos da hora prevista e apesar disso o inicio da mesma, prolongou-se por mais algum tempo, devido à até então ausência do Presidente da Direcção dos corpos gerentes 2007/2009, Pedro Castro.
Mesmo antes da chegada do Presidente ainda em funções, os presentes foram várias vezes questionados se havia alguma lista a apresentar, pergunta à qual a resposta foi sempre o silêncio por parte dos cerca de 30 sócios que se prestaram a estar presentes nesta fase importante para o clube.
Dos actuais 13 elementos da direcção em funções 11 já mostraram interesse em continuar a ajudar o clube no próximo biénio apesar de nas palavras de Pedro Castro, ser necessário haver um maior número de directores participativos no clube para que estes consigam distribuir as tarefas e não seja sobrecarregado assim ninguém com funções dentro do clube. Este vazio directivo que se vive no Arões pode ser combatido, segundo Pedro Castro, com a criação de uma Comissão Administrativa como solução este impasse, manifestando-se o próprio com vontade de continuar no Arões exercendo outra função que não a de director. É de salientar que precisamente á dois anos atrás o Arões passou também por uma fase menos boa quando nessa altura também se viveu o impasse directivo. O Presidente da Assembleia, rematou ainda dizendo que estamos vivendo no Arões Sport Clube mais do mesmo…
Os “amigos” do clube que estiveram presentes nesta noite foram por várias vezes chamados a intervir mas ninguém fora da mesa de Assembleia quis proferir quaisquer palavras. Foi então que o vice-presidente da ainda direcção, Vítor Castro, tomou a palavra tirando alguns apontamentos dos 18 anos que o clube celebra este ano, da necessidade de uma participação activa sendo importante alguém manifestar-se pois todos temos o direito e o dever de ajudar. Salientou que estará sempre disponível para ajudar que por bem achar tomar as rédeas do clube, terminou dizendo “O Clube é grande para se deixar morrer…”
Depois das palavras do vice-presidente, o presidente da assembleia realçou que já à 12 anos que exercia aquela função no clube e que estava disposto a continuar exercendo-a, caso os futuros órgãos directivos assim o entendam. O clube pela primeira vez na história é o dono do seu campo havendo direcções para andar e lutar por melhores condições. Impõe-se que olhem para o clube com o coração e não com a cabeça quente, tendo cada um a responsabilidade que tem, disse José Freitas.
O último a usar da palavra antes do encerramento da sessão foi Pedro Castro, que disse que aquilo que o preocupava não eram os sacrifícios físicos mas sim o mais difícil que é a figura de pedintes para fazer face ao orçamento do clube. Pois nas suas palavras seria fácil propor uma lista se estivesse dinheiro em cima da mesa... É claro que o clube deve continuar e tem de haver coragem para tomar certas decisões como até acabar com o futebol sénior (não sendo essa a sua vontade!), apostar na juventude talvez fosse uma solução, mas ter-se à de encontrar o melhor para a continuidade do clube nas palavras de Pedro que quando entrou para a direcção tinha em si motivação e força para cumprir com os objectivos a que se propôs, algo que agora tudo leva a crer não parecer sentir.
Face à ausência de soluções para a situação do clube foi proposto pelo Presidente da Assembleia-Geral a marcação de uma próxima Assembleia, no dia 19 de Junho às 21h, para que o impasse vivido no clube neste momento seja ultrapassado da melhor forma.

Texto: Luis Peixoto (Editor -Desporto )

Resultados das três secções de voto em Arões S.Romão. Eleição para o Parlamento €uropeu.

Entre as oito da manhã até às dezanove de hoje (dia 7 de Junho), foi o tempo suficiente para exercer o seu direito de voto. Este dia foi marcado pela eleição para o Parlamento €uropeu. Ficam aqui os resultados das três secções de voto em Arões S. Romão.
Secção nº1 - PS - 179 /PSD - 259 / BE - 11 / CDS/PP - 18. Secção nrº2 - PS - 164 / PSD - 170 / BE - 24 / CDS/PP - 25. Secção nrº3 PS - 85 / PSD - 80 / BE - 33 / CDS/PP - 17 votos. Sendo assim, PSD - 509 votos, PS - 428 votos, Bloco de Esquerda (BE) - 68 votos e CDS/PP - 60 votos.

AronisShow. Brilha nos dez anos da Rádio Região de Basto (Celorico de Basto)




A Orquestra Aronis show, com toda a sua preparação de espectáculos (ensaios) no Centro de Formação Juventude de Arões, vai estar nos dias 20 e 21 de Junho, na festa dos dez anos da Radio Região de Basto, em Celorico de Basto. Fará a abertura e fecho da conhecida festa da região.

PSD de Arões. Apresenta em público lista dia 20 de Junho, na Escola Primária EB1 dos Ferreiros.



Vai o partido da oposição de Arões S. Romão(PSD), apresentar em público a sua lista / comício, no próximo dia vinte(20) de Junho(sábado), na Escola Primária EB1 de Ferreiros, pelas 21 horas com animação. Esta que será a primeira em público, uma vez que foi formada em reunião no passado dia (29) de Maio. Enquanto ficamos na expectativa de quem será o candidato pelo Partido Socialista.(PS). Será que o segredo é a alma da vitória ?. A ver vamos.

domingo, junho 07, 2009

Sorteio da Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões S. Romão. Dia sete de Junho.


Na tarde de domingo, dia sete, fazia parte do programa, da festa da Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões (ARPAR), a divulgação do sorteio dos três premiados. Primeiro prémio um televisor, saiu ao nrº 330, segundo prémio um DVD, saiu ao nrº890 e o terceiro prémio, um Ferro de Engomar que teve como nrº sorteado 855. Parabéns aos Premiados. Os Prémios devem ser reclamados junto da colectividade.

Foto: Luis Peixoto

sexta-feira, junho 05, 2009

Assembleia extraordinária. Arões Sport Clube.


Assembleia com o ponto único, na próxima segunda -feira , dia (8),pelas 21 horas no Centro de Formação Juventude de Arões, para de eleger os novos corpos directivos para o biénio 2009/2011, no Arões Sport Clube. Esta assembleia extra pelo facto de no passado dia 29 era um um pontos na assembleia para ser efectuada a constituição.
Continua a pouca afluência de sócios e desta vez, pede-se aos mesmos para comparecer e assim se venha a formar um elenco directivo, mas sem os sócios presentes, tudo será mais difícil, até porque, se for o caso de uma nova direcção ou mesmo a mesma, terá de se preparar muito em breve um novo plantel para um novo campeonato.