sábado, Maio 30, 2009

Eleição para o Parlamento Europeu. três mesas de voto em Arões.


No próximo dia sete(7) de Junho, é esta a data das eleições para o Parlamento Europeu. Em Arões com três mesas de Assembleia de voto, na sede da Junta de Freguesia de Arões. Nos termos e efeitos de Lei nº 4 da Lei 14 / 79, foram designados para desempenhar funções nas mesas da Assembleia de voto respectivas.
MEMBROS DAS MESAS:
Secção nrº 1
Presidente: José de Magalhães Rodrigues
Suplente: Agostinho Costa Pereira
Secretário: Marta Salomé Pereira Lopes
Escrutinador: Armando Mendes Faria
Escrutinador: Líliana Manuela Gonçalves Costa

Secção nrº2
Presidente: João Silva Soares
Suplente: António Alves
Secretário: Domingos Fernandes Leite
Escrutinador: Patrício José Antunes de Freitas
Escrutinador: António Augusto da Costa Martins

Secção nrº3
Presidente: Horácio Pereira de Castro
Suplente: Vídal Manuel da Costa e Sousa
Secretário: Patrícia Manuela Miranda Barros
Escrutinador: Micael André Soares Costa
Escrutinador: Pedro Ismael Lobo Castro Correia

Assembleia Geral do Arões Sport Clube. Adiada a constituição da nova direcção.











O Arões Sport Clube, reuniu em Assembleia Geral, no passado dia 29 de Maio, pelas 21 horas, em que se iria tratar da apresentação de contas, eleger novos corpos gerentes biénio 2009 / 2011. e entre outros assuntos de interesse.
No entanto somente as contas foram aprovadas, e por unanimidade, com o valor de despesas de 65.419,19€ e receitas em 65.481,72, transita para a época 2009 - 2010 um saldo positivo de 62,53€.
Continua esta colectividade com dificuldades em preencher uma pequena que seja a sala, em número de associados, seja qual for o teor da Assembleia, mas esta tinha como não só mas também, a apresentação de uma ou mais listas para novos corpos sociais, sabendo que este elenco muito tem feito e para isso também requer esforços adicionais que pela parte dos associados não tem vindo aquela força necessária, como com a dimensão que tem esta freguesia vesse pelo número de associados. Todos nós sabemos que o complexo requer de algumas melhorias, e condições, mas para isso somente a força dos associados o pode fazer. Lembre-se disso.
Daí que desta forma não se formou os novos corpos sociais para o próximo Biénio, e assim saiu desta reunião uma nova data com o ponto único eleger nova direcção, para o dia oito(8) de Junho de 2009,(Segunda -feira) à mesma hora e no mesmo local (21 horas, no Centro de Formação Juventude de Arões). Vamos lá ver se é desta que aparece a massa associativa, e se venha a resolver este ponto único, e parece -me não pedir muito.

quinta-feira, Maio 28, 2009

Feira do Livro. Na Escola EB1 /JI de Ferreiros.


Vai a Escola Primária EB1 /JI, de Ferreiros (Arões S.Romão), realizar a FEIRA DO LIVRO, de um a três de Junho, e está aberta entre as 9 e as 18 horas. Durante estes três dias, fase às comemorações do dia Mundial da Criança. A leitura está apropriada para as crianças dos três aos doze anos de idade, a preços acessíveis. Visite e traga este amigo consigo e boas leituras.

quarta-feira, Maio 27, 2009

Eleições para o Parlamento Europeu. Também já chegou à nossa caixa de correio.


Chegou hoje (quarta-feira, dia 27 Maio), à caixa da nossa redacção, sediada nesta freguesia de Arões S. Romão um apelo às eleições para o Parlamento Europeu. Bem ilustrado com a a nossa Igreja Românica."Sem o nosso voto, a Europa fica mais fraca" De facto não sabemos se vamos ser recebedores de mais apelos pelo correio, isto se acharem que funciona ao voto, menos mal. Mas a nossa televisão, seja qualquer for o seu canal também se encarrega bem de nos informar . Bem ao voto fica aqui a lembrança dia sete de Junho. Não deixe que os outros decidam por si !

Sorteio do Arões Sport Clube. Veja a sua sorte.


Sorteio em benefício do ARÕES SPORT CLUBE
Prémios atribuídos pelos últimos 4 algarismos da lotaria de 25 Maio 2009



1º Prémio – 2629 ; 2º Prémio – 3844 ; 3º Prémio – 7563


A direcção do clube agradece a colaboração de todos os que cooperaram com o Arões S.C., e estiveram ligados directa ou indirectamente, na aquisição e venda de bilhetes (ou cadernetas).

Aproveitamos também para agradecer a todos os sócios, simpatizantes e patrocinadores, pelo empenho prestado em prol do clube, ao longo desta época desportiva 2008_2009.

A todos muito obrigado pela atenção e disponibilidade demonstrada para com o ARÕES SPORT CLUBE.
Texto: Rui Silva(Arões Sport Clube)
Foto: João Laranjeiro

Multibanco de Arões S.Romão. Alvo de tentativa de assalto.

Na passada noite de Domingo depois de uma forte noite de tempestade, alguém aproveitou a ocasião para tentar roubar algumas notas do multibanco situado na Junta de Freguesia.
Apesar do alarme ter soado, no meio dos trovões que se fizeram sentir na altura acrescentando a isso os cortes de luz que afectaram a população, apesar do alarido provocado pelo alarme aparentemente ninguém se apercebeu de nada.
Contudo tudo não passou de uma tentativa uma vez que apesar de terem conseguido entrar nas instalações da Junta estes não conseguiram abrir o cofre para retirar o dinheiro que pretendiam obter. Todavia se tivessem conseguido chegar até ao dinheiro do Multibanco, este não teria uso uma vez que estes estão equipados com um sistema que “pinta” as notas quando alguém força o cofre.
A Guarda Nacional Republicana juntamente com a Policia Judiciaria esteve no local para recolher indícios que possam levar aos larápios, que se puseram em fuga parecendo terem deixado algumas pistas no local da ocorrência.
Fica assim registado mais um incidente na freguesia de Arões que embora seja um meio pequeno nos últimos tempos tem sido alvo de pequenos assaltos em vários pontos da freguesia.

Luis Peixoto

domingo, Maio 24, 2009

Raimundo em menos de 10 minutos de jogo resolve a partida.


Numa tarde de céu limpo em Arões São Romão, cerca de 200 adeptos assistiram ao jogo o Campo de Jogos do Centro de Formação e Juventude de Arões. O Arões decidiu usar uma formação em que alinharam os seguintes jogadores: Coelho – Nuno, Vitinha, Peixoto, Zézinho – Bruno, Murilo, Piruta, Romeu – Raimundo, Tiago.
Com uma das melhores casas da época e com a entrada livre para todos, o Arões defrontou o Esposende naquela que foi a última jornada da época 2008/2009.
A equipa do Arões começou logo da melhor forma ao apontar um golo logo nos instantes iniciais do jogo por intermédio de Raimundo. Não tinham ainda sido jogados 10 minutos de jogo e já Raimundo, novamente apontava o segundo, deixando a equipa da casa desde cedo confortável no jogo.
Após este inicio fulgurante onde a eficácia de remate da equipa de Arões era de 100%, o Arões demonstrou neste inicio de jogo a eficácia que ao longo da época lhe foi faltando no momento de finalização. Os de fora não baixaram os braços e mostraram atitude, colocando uma bola no poste esquerdo que viria a sair pela linha de fundo, depois de um remate de fora de área potente.
Houve de seguida um livre, após mão de Peixoto à entrada da área, perigoso para o Arões, que para bem dos da casa foi batido com força à figura do guarda-redes. Os remates de longe, com força foram uma aposta do Esposende que não conseguia entrar na área do Arões, tentando também aproveitar as bolas bombeadas altas para a área através de livres que não causavam aperto a defesa da casa.
As oportunidades mais flagrantes para reduzir aconteceram no final da primeira parte quando o Esposende dentro da área junto da baliza quase chegava a uma bola que levaria o selo de golo. Seguidamente é mandada uma bola à trave do Arões na cobrança de um livre que foi assinalado devido ao guarda-redes ter aparentemente agarrado a bola fora da área.
Nos últimos instantes desta primeira parte o Arões teve perto de aumentar a vantagem quando Romeu controla a bola de depois de um belo trabalho individual, cruza rasteiro para a área onde aparece Zézinho que remate muito por cima da baliza.
A meio da primeira parte o Arões trocava a bola como queria e era dono e senhor do jogo, criando jogados de bom futebol para agrado daqueles que assistiam esta partida. O Arões tinha claramente mais posse de bola, trocando-a no meio-campo.
A equipa de Esposende demonstrou grande atitude pois durante a segunda parte continuou sempre à procura do golo e foi no inicio da segunda parte que quase marcavam não fosse Coelho a tirar a bola de cima da linha quando as gentes de Esposende já quase gritavam golo.
O Arões continuou a fazer o seu jogo com jogadas bonitas de se ver numa delas em que combinam entre si Piruta, Raimundo e Tiago, Piruta centra para a entrada de área, Raimundo dá para Tiago este devolve para Raimundo que remata já em desequilíbrio com o defensor em cima.
Foi depois altura para as substituições saindo Raimundo, entrando para o seu lugar César, que ocuparia uma posição mais defensiva que o seu colega.
Quem tinha de remar contra a maré não era o Arões e por isso, Gomes, o treinador da casa, foi refrescando a equipa com as substituições, saída de Tiago para a entrada de Mayer.
Já com Mayer e César em campo o Arões mais uma vez passou por um momento apertado depois de um cantado batido directo para a baliza onde Coelho com uma sapatada impede a bola de entrar na baliza. O Esposende não conseguiu durante todo o jogo encontrar o caminho que permitisse a bola entrar nas redes do Arões.
Nos últimos minutos de jogo entrou ainda o aronense Filipe para o lugar de Piruta.

Este resultado permitiu ao Arões na última jornada subir dois lugares na tabela ficando assim num honroso sétimo lugar em igualdade de pontos com o sexto. Ao longo desta época, na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, o Arões gritou o golo 35 vezes por outro lado consentiram nesta época 27 golos. Hoje dia 24 de Maio de 2009, termina assim a época para o Arões que honrou desta forma o bom nome da freguesia de Arões, ao longo da época desportiva que agora findou.

Texto :Luís Peixoto
Foto: João Laranjeiro

Assembleia Geral. Arões Sport Clube.







Vai a colectividade desportiva mais representativa de Arões S. Romão, reunir seus associados em Assembleia geral, no próximo dia 29, pelas 21 horas, no Centro de Formação Juventude de Arões, com a seguinte ordem de trabalhos:






1 - Apresentação e deliberação do relatório de contas época 2008 / 2009.






2 - Apresentação das listas para a eleição dos corpos gerentes para o biénio 2009 / 2011.






3 - Discussão de qualquer assunto de interesse para a colectividade.






(Se à hora marcada não estiver número suficiente de associados, será dada trinta minutos, com qualquer número dos mesmos)












Subscreve



O Presidente da Assembleia Geral



José Carvalho Freitas

Última semana. Do mês de Maria.

Continua mais uma semana o mês de Maria com outro grupo da Catequese
No próximo Domingo faremos a procissão de velas das Teixeiras e termina com bênção ao Santíssimo Sacramento.







BREVES:
A Cercifaf vai construir umas residências para jovens deficientes. Mas o projecto fica muito caro. Vão fazer um espectáculo de Variedades no próximo Sáb. dia 30/05 ás 21:30h no Pavilhão Multiusos. Vão fazer um sorteio e vêm no fim da Missa das 11:15h passar bilhetes. Pedem para receber bem e comprar.


Quarta-Feira reunião de catequese às 21:30h. Pede-se a presença dos pais das crianças do 3º ano catequese (1º Comunhão).







Missas Arões (São Romão)

25 De Maio Segunda – Feira

20:30h
· Manuel Rodrigues Pereira/Família m.c. Esposa
· Abílio Oliveira Ferreira m.c. Esposa
26 De Maio Terça-Feira

20:30h
· Conceição Costa/Pais m.c. Irmãos
· Mª Florinda Melo m.c. Filha
· Mª Teresa Pereira m.c. Fernando Correia
27 De Maio Quarta-Feira
20:30h
· José Castro m.c. Amélia Lopes
· José Mª Antunes m.c. Esposa
28 De Maio Quinta-Feira

20:30h
· José Dias Castro/Pais m.c. Mª Dores Nogueira
· Rui Graça Almeida/Rodrigo m.c. Olívia Almeida
29 De Maio Sexta-Feira

20:30h
· Agostinho Fernandes m.c. Esposa
· Armindo Pereira Leite/Avós m.c. filha Rosa
30 De Maio Sábado

18:00h
· Helena Conceição/Abílio m.c. Mª Céu Freitas
· Albino Costa/Família m.c. Rosa Leite
21:00h
· Maria Alísia Freitas / José m.c. Filhos.







Luis Peixoto

sábado, Maio 23, 2009

Convenção Autárquica de Fafe do PS sem o Presidente de Junta de Arões (S.Romão).




A Convenção autárquica do Partido Socialista de Fafe que decorreu esta tarde no multiusos de Fafe teve a presença de centenas de pessoas com ligações à política local e nacional, cidadãos, jovens e fafenses que se mostram interessados na política do concelho.
Um dos momentos altos desta convenção foi a entrada do político, jurista e ex-ministro da Saúde António Correia de Campos, com uma entrada calorosa por parte dos presentes.
Foram poucos os presidentes de junta do concelho de Fafe que intervieram nesta convenção socialista. Um dos solicitados para tal efeito, pelo Presidente da Mesa de convenção, Dr. José Ribeiro, foi o Presidente da Junta de Arões São Romão, José Carvalho Freitas. O presidente da Junta de Arões que tinha sido convidado a participar nesta jornada política socialista não pode comparecer, tendo ficado assim ausente desta convenção.
Após ter sido informado da ausência do Presidente da Junta de Arões, o presidente da Mesa seguiu a ordem de trabalhos dando a vez ao Presidente da Junta de Freguesia de Silvares (São Clemente), José Manuel Machado, que se prenunciou extensivamente da obra socialista no concelho ao longo destes 30 anos de socialismo no concelho.
Saliente-se ainda que antes da chamada ao púlpito do Presidente de Junta de Arões, já José Mário Silva, o presidente da Junta de Freguesia de Fafe se tinha pronunciado em relação á política concelhia de excelência que tem vindo a ser desenvolvida em Fafe pelo PS.
Num ano com três actos eleitorais, com um deles já aí à porta, as eleições europeias foram alvo de especial atenção por parte dos intervenientes.
Mais tarde após finalizada a intervenção do Presidente de Junta de São Clemente, foi justificada a ausência do socialista de Arões (São Romão) por motivos pessoais de força maior pois naquele momento acompanhara a sua esposa num momento complicado ao hospital. Esclarecidos os presentes desta falta inesperada, justificou-se assim a sua ausência que se fez notar na altura em tinha sido chamado a proferir algumas palavras. Saliente-se aqui os votos de sinceras e rápidas melhoras para a nossa conterrânea, esposa do senhor Presidente de Junta.
Luis Peixoto

Festa da Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões S.Romão. Dias seis e sete de Junho.


A Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões S. Romão, vão realizar a sua festa, na sua sede, nos próximos dias seis e sete de Junho de 2009. com o seguinte programa.
Dia (6) - 9 horas - Alvorada .

21horas - Grande noitada abrilhantada pelos amigos de Painzela.

23 horas - Sessão de fogo artificio, e entrada de novo do grupo musical.

Dia (7) - 11.15 - Missa para os Reformados vivos e falecidos da associação.

14.30 - Actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões

15-30 - SORTEIO, com os prémios. 1º Televisor - 2º DVD e 3 º prémio um Ferro de engomar.
Para o final volta actuação do Grupo Folclórico da casa do Povo de Arões.

Vacine o seu cão ou gato.Campanha de Vacinação.


A Junta de Freguesia de Arões S. Romão, comunica os locais e datas respectivas para a vacinação do seu cão ou gato, dia 25 de Junho de 2009.
Restantes lugares , será junto à Igreja, pelas 9 horas, na Portela (Capela de S. Antão), pelas 11.30, e na Estalagem no mesmo local, pelas 12.30.

O seu registo e o licenciamento são obrigatórios entre os 3 e 6 meses de idade. A Licença deve ser renovada na Junta de Freguesia todos os anos.

sexta-feira, Maio 22, 2009

Entrada de "borla" no último jogo do Campeonato. Arões Sport Clube generoso.


Vai a direcção do Arões Sport Clube como no ano passado, com entrada livre para os Aronenses e amigos do clube para receber o Esposende que ocupa o 5º lugar. Esta que é a última jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra da AFBraga. Partida a realizar no próximo domingo pelas 16 horas. Quem é amigo , quem é ?



Foto: Luís Peixoto

domingo, Maio 17, 2009

Centro de Formação para Juventude de Arões. Com várias actividades dos 3 aos 85 anos.


O Centro de Formação para Juventude de Arões, vai abrir as inscrições para várias actividades em Extra Curricular / Pós Laboral / Pausas Lectivas (Férias), dos 3 aos 85 anos de idade. Actividades essas de ballet, hip-hop, danças de salão, aulas de canto e em grupo aulas de piano, viola, violino e ginástica. Outras actividades será de bordados, tricô/Croché, tapeçaria, costura e ainda expressão plástica.
Cada actividade tem um valor, que está sujeito a um desconto, com a matricula em duas ou mais actividades à escolha.
Devem os interessados/a, dirigir-se ao C.F.J.A, telef. - 253 590523, email: cfaroes@gmail.com







Nota de Redacção: Parabéns pela iniciativa, assim vamos dar mais vida à nossa terra e ocupar de uma forma útil os nossos tempos livres.

União Torcatense vs Arões S. C. Romeu marcou ao apito do arbitro


Na tarde de domingo (dia17), no campo do Arnado, do Grupo Desportivo União Torcatense
(S. Torcato), recebia o Arões Sport Clube em que o Romeu fez logo a festa a segundos do apito do arbitro. Ainda na primeira parte, Piruta, marcou o seu segundo golo. Dois foram os que também marcaram a U.Torcatense (2-2).
Arões Sport Clube com 44 pontos e na sua 8ª posição, vai receber o Esposende para completar o seu campeonato, no próximo domingo, dia 24, pelas 16 horas.
Jogo que fica para a história do clube.

A direcção do Arões Sport clube, lembra aqueles que ainda nao liquidaram as suas cotas anuais o devem faze-lo na bilheteira da próxima jornada. e trás um amigo também, com o lema "Entra na jogada, não queiras ficar de fora".
Foto: Grupo Desportivo União Torcatense

Mais formação. Melhor qualidade de vida.


1- O Lar vai fazer um Curso de Formação para funcionários que pretendem obter o 12º ano. Quem quiser poderá aproveitar . Na 4ª feira às 21h, na sala de catequese prestam-se informações. Devem trazer bilhete de identidade, contribuinte e certificado de habilitações.
2- Os idosos que desejem participar no passeio ao Luso, a 30 de Maio, devem inscrever-se na Câmara de 21 a 27 de Maio

3 - A Cruz Vermelha irá amanhã ou hoje á tarde pedir pelas portas géneros alimentares para distribuir pelos pobres
4 - No próximo Sábado faremos a procissão de velas de Oleiros. Sairá da Capela de Oleiros às 21h
Está a decorrer o mês de Maria e na próxima semana virão crianças de outros anos da catequese

MISSAS
17 de Maio – Domingo
7:30h – Povo
11:15h – Mª Fátima Jesus manda celebrar (m.c.) António de Jesus
Armando S. Soares/Manuel/Joaquim m.c. Rosa Fernandes
18 de Maio – Segunda – Feira
20:30h-Henrique Silva m.c. Esposa
Agostinho Fernandes m.c. Rosa Freitas
19 de Maio – Terça-Feira
20:30h-Albino Rogério Castro m.c. País
Francisco Fernandes Silva m.c. Esposa
20 de Maio – Quarta-Feira
20:30h-Domingos Castro/Família m.c. Emília F. Castro
Domingos S. Castro/ Familiares vivos/Falecidos m.c. Esposa
21 de Maio – Quinta-Feira
20:30h – Bernardino Vieira/Rosa/Rita m.c. José Vieira
Manuel Silva/Joaquina Castro m.c. Mª Dores Silva
22 de Maio – Sexta-Feira
20:30h - Fernando Martins m.c. Esposa
Conceição Jordão/António Ferreira m.c. Rosa Ferreira
23 de Maio – Sábado
15:30h – Casamento Lúcia (Stª Cristina)
21:00h – Maria Alísia Freitas / José m.c. Filhos
José Mendes Fernandes/Pais/Sogros m.c. Esposa
24 de Maio – Domingo
7:30h –Povo
11:15h – Soledade Soares/Antónia/Armando m.c. Filhos
Joaquim C. Ribeiro/Teresa m.c. Filhos





Texto : Luis Peixoto
Foto: João Laranjeiro

Convocatória para os membros das mesas de voto. Eleição para o Parlamento €uropeu.


O Presidente da Junta de Freguesia, convoca-se todos os Delegados das listas para a reunião , dia 21 de Maio, pelas 21 horas, na sede da Junta de Freguesia, para a escolha dos membros das mesas de voto, para a eleição Parlamento €uropeu, eleições essas a realizar do dia sete de Junho. E assim será processado a escolha dos membros das mesas para a eleição.


12 de Maio de 2009
Presidente da Junta de Freguesia de Arões S. Romão
José Carvalho Freitas

Está desempregado ? Obtenha mais formação.


Estão abertas as inscrições até ao dia 3 de Junho, na Junta de Freguesia de Arões S. Romão, para todos os desempregados, para frequentar um curso de formação para obter o 9º ou 12º ano de escolaridade. Aprender compensa, e desta forma tem mais possibilidades de obter emprego. Já lá vai o tempo em que o empresário perguntava se já fez tropa. Hoje os tempos mudaram e perguntam qual o seu grau de escolaridade, sendo assim quanto mais melhor tem para ser colocado no posto que lhe é fornecido. Aproveite, amanhã pode ser tarde.

quinta-feira, Maio 14, 2009

AronisShow. Espectáculo em Maio


Orquestra musical AronisShow, presentes no dia 30 em Vila das Aves (S.Tirso). Esta Orquestra musical , que tem os seus ensaios no Centro de Formação Juventude de Arões, também pode brilhar a sua festa. Pode contactar pelo 96 7513286.

domingo, Maio 10, 2009

Cercifaf. Vai receber o grupo de concertinas da Casa do Povo de Arões.


O Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Arões, vai actuar à Cercifaf, no próximo dia trinta de Maio.

PSD de Arões. Dia vinte e nove de Maio volta a reunir.


O maior partido da oposição de Arões S. Romão (PSD), volta a reunir mais uma vez este mês de Maio, para o próximo dia vinte e nove, pelas 21 horas na sua sede, sabendo que a última tinha sido realizada na passada sexta-feira (dia 8). Junto do partido o ArõesDigital, sabe que esta próxima será para estruturar todos os seus elementos da lista. Daí que deverão todos aqueles que fazem parte em comparecer. O ArõesDigital também está disposto em comunicar o seu candidato do Partido Socialista, até à data nada foi informado , sendo já o ter feito o seu pedido, junto de uma fonte muito próxima. Com o mesmo de informar com outras candidaturas que possam surgir de outros quadrantes políticos. A ver vamos.

Actos Religiosos. Arões S. Romão.



1) Dia 10 Domingo
7:30- Povo,
11:15- Joaquim Rodrigues manda dizer por Jóse Rodrigues e Augusto Pereira Costa manda dizer por Laura Rodrigues (esposa)
2) Dia 11 Segunda-feira
20h 30min – Jose Miranda/ Avós manda dizer por Margarida Miranda e Albino Freitas/Pais/Sogros mandada dizer por Gracinda Correia
3) Dia 12 Terça-feira
20h 30min – João/Maria/Amélia/Jerónimo mandada dizer por Armando R. Costa e António Costa/Emília/Fernanda mandada dizer por Armando D. Costa
4) Dia 13 Quarta-Feira
20h 30min – António Freitas (Graídes) mandada dizer por Armanda (filha) e Luís/ Alberto / Pai/Avós mandada dizer por Alice Correia
5) Dia 14 Quinta-Feira
20h 30min – Palmira Novais/José mandada dizer por filhos e Manuel Mendes mandada dizer por filhos
6) Dia 15 Sexta-Feira
20h 30min – José Augusto S. Castro/Família mandada dizer por Irmãos e Laura Costa/Manuel/Jóse mandada dizer por Rosa Costa Pereira
7) Dia 16 Sábado
16h – Casamento Ana Sofia
18h – Abilio Leite mandada dizer por esposa e Amélia Cardoso mandada dizer por Joaquim Silva
8) Dia 17 Domingo
7:30 – Povo
11:15 – Maria de Fátima de Jesus mandada dizer por António de Jesus e Armando S. Soares/Manuel/Joaquim mandada dizer Rosa Fernandes


Texto : Luis Peixoto com colaboração do
Padre Manuel, pároco de Arões São Romão

Foto: João Laranjeiro

Arões - 0 vs G. D. Ronfe - 1. Quem não marca, perde.




Frente a frente estavam o 7º. e o 10º classificado, Arões Sport Clube e CCD. O Desportivo de Ronfe (Famalicão), respectivamente.
A vizinhava-se um jogo renhido já que nos últimos três confrontos entre estas equipas, ambas já tinham ganho um jogo e empatado noutra.
Embora o Arões nos últimos seis jogos do campeonato apenas tivesse ganho um já somava 43 pontos na tabela classificativa enquanto o seu advervário ficava pelos 33 pontos antes do inicio deste jogo.
À partida esta época o Arões apenas tinha perdido três jogos em casa e empatado um, enquanto os visitantes fora de portas apenas tinham conseguido duas vitórias.

Apesar do Ronfe ocupar a décima primeira posição esta época, esta equipa já marcou 39 golos (mais oito que o Arões), mas também esta equipa de Ronfe é uma equipa que já leva 42 golos sofridos em 27 jogos deste campeonato numa média de 1,6 golos por jogo, enquanto que a equipa da casa ficava-se pela média de 0,8 golos por jogo, o que demonstrava a solidez defensiva do Arões à partida.

Na bela tarde de sol que se fazia sentir no pelado de Arões o público não foi muito ainda que o tempo convidasse os adeptos a uma bela tarde de futebol.
No inicio deste jogo ambas as equipas praticaram um futebol pouco apetecível uma vez que as bolas que chegavam as áreas de ambas as equipas vinham pelo e na maioria das vezes terminaram nas mãos do guarda-redes.
Com vinte minutos decorridos o Arões teve no pé uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador por Miguel, que consegue dentro da área libertar-se de dois defesas e isolar-se ficando só com o guarda-redes e a baliza pela frente, este remata ao lado falhando a primeira oportunidade de golo evidente.
Com o jogador Rui Ossos a aquecer durante quase toda a primeira parte de jogo o Treiandor do Arões teria algum problema na equipa quereria ter um jogo “quente” caso precisasse.
E como o futebol tem destas coisas, quem não marca sofre e o Arões que até meio da primeira parte era a equipa que mais fazia por merecer o golo deixou-se adormecer numa jogada em que o jogador adversário corre uns bons metros no círculo central com a bola dominada, coloca no meio de dois defesas do Arões que não limpam o lance e permitem que o jogador do Ronfe domine a bola ao entrar na área do Arões e este remate para o lado esquerdo da baliza de Coelho.
Fazendo assim o um a zero que se iria verificar até ao final do jogo.
Embora a equipa do Arões luta-se por um resultado mais digno no final o que conta são os golos e nem as oportunidades criadas pela equipa da casa valem agora alguma coisa já que no futebol só ganha quem marca.
No final deste jogo a equipa de Arões desceu um lugar na tabela classificativa passando a ocupar o oitavo lugar enquanto o Torcatense não disputar o seu jogo com o Martim este Domingo. Torcatense que será a equipa que o Arões irá visitar para a semana na 29 Jornada deste campeonato da Divisão de Honra da AF de Braga.

Luis Peixoto

sábado, Maio 09, 2009

Celebração do mês de Maio."Mês de Maria".


O mês de Maio , entre nós, é popularmente conhecido como o "Mês de Maria".
Importa valorizá-lo com a prática e recitação do Terço e, por isso, pedimos que todas as crianças da catequese se associem e se interessem por esta causa.
Esta recitação é para que Maria seja capaz de mudar a nossa vida.

"A mudança na vida dos pastorinhos é a mesma que Maria pede que aconteça em cada um de nós"

Ao longo do mês de Maio a Recitação do Terço é da responsabilidade e participação dos grupos de catequese, conforme o calendário abaixo indicado e que terá sempre inicio às 20h30m no Salão Paroquial.

A vós, pais, pedimos que acompanheis os filhos, pelo menos, na semana do grupo de que eles fazem parte e que eles tragam o terço que lhes foi oferecido na catequese.

De 4 a 10 de Maio - 1º / 9º / 10º Anos
De 11 a 17 de Maio - 2º / 8º / 7º Anos
De 18 a 24 de Maio - 3º / 6º Anos
De 25 a 31 de Maio - 4º / 5º Anos



Texto: Luís Peixoto /
Foto: João Laranjeiro

Ecopontos do conhecido local do pinhal."Já cheira mal".




O ArõesDigital, já teve a oportunidade de publicar, esta notícia, não por a localidade dos eco pontos, mas pelo o aspecto que tem à sua volta. Se reciclar é o que está a dar, por estes lados não parece. Faz parte de todos nós um ambiente melhor, e todos temos responsabilidades de que podemos fazer um pequeno gesto, de colocar no sitio certo, mas assim não, por favor !

Feira da Primavera. Na Escola EB2/3 de Arões.


O Agrupamento de Arões convida todos os Encarregados de Educação a participar, no dia da escola - Feira da Primavera, a realizar em 13 de Maio de 2009, entre as 10:00 H e as 14:00 H.
Certos de que a escola é um espaço comum e que a todos diz respeito, contamos com a v.a presença.

A Presidente do Conselho Executivo
Drª Isabel Gonçalves

quarta-feira, Maio 06, 2009

Teatro de Arões. Edita DVD da peça teatral " A Casa de Bernalda Alba"


O Grupo de Teatro de Arões, já tem disponível à venda na sua sede, o dvd, com a peça teatral "A Casa de Bernalda Alba", por um preço simbólico de 10 €.
Este Grupo de teatro volta ao palco com esta mesma peça, sendo esta já a sua quarta sessão, para o dia trinta de Maio, pelas 21 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Arões. Para isso devem os interessados adquirir os seus ingressos, quanto antes na sua sede, somente para marcar lugar, com o mesmo molde em anteriores sessões.
Foto: Grupo de Teatro de Arões

Quando nos chegam email´s como este leitor. O que mais dizer?

È com a maior alegria que desejo ao Arões Digital, e principalmente ao seu fundador, Exmo. Sr. João Laranjeiro
os mais sinceros votos de felicidades, e que Arões embora o não demonstre, lhe estará sempre grato por tal iniciativa!Pela parte que me toca um muito obrigado pelo tempo que disponibiliza, para que todos possamos ter, sempre e em qualquer parte do mundo, acesso a estas pequenas noticias desta grande terra que é Arões!

Bem haja e Felicidades!


Adelino Novais.






Nota de Redacção: Ficamos muito gratos que vale sempre a pena dar noticias nesta grande terra, que nem sempre são as melhores. Obrigado ao nosso leitor Adelino Novais.

Jantar anual do Arões Sport Clube. Não Faltes !





Não faltes ao jantar Arões S. C., no Restaurante Quinta da Torre (Paço Vieira), Guimarães., Dia nove de Maio . Sem sócios e amigos do clube não subsistiria. Confirma presença telm: 91 4513306.



Texto: Rui Silva (Colaborador ASC)



Foto: Luis Peixoto






segunda-feira, Maio 04, 2009

PSD de Arões. Lança comunicado em que o seu alvo é o actual Presidente de Junta


Chegou hoje (Segunda-feira, dia quatro de Maio), não só à nossa redacção, mas a todas as caixas de correio da Freguesia de Arões S. Romão. Em que o tiro ao alvo foi o actual presidente de Junta.(Não vamos nós aqui e agora fazer qualquer que seja o comentário), nem tão pouco seria o correcto, alguém o fez, (a oposição).e seria fastidioso estar aqui a ditar, mas resumindo, estes comunicados em ano de eleições, é o mais natural, sabendo que uns dá para ter menos ou mais contenção. (Futuro, Mudança, Desenvolvimento, reflectirmos e libertar-se)
Quem somos nós, para provar o contrário. Para isso não fiquem em casa, em Outubro. Mas está a decorrer uma sondagem aqui mesmo no jornal que está a ler ( mas sondagens, são sondagens), valem o que valem mas o que vale é o voto no dia do acto eleitoral

domingo, Maio 03, 2009

Atletismo em Arões. Este domingo.




Este domingo decorreu nos Oleiros na freguesia de Arões São Romãoo segundo Grande Prémio de atletismo, iniciou-se por voltas das 10 horas da manhã em dois escalões devido à falta de participantes.
Embora o número de participantes não fosse o esperado pela organização a prova decorreu normalmente e em condições favoráveis uma vez que o sol brilha nesta manhã proporcionando aos atletas uma paisagem belíssima para aqueles que se aventuraram.
Numa prova onde todos estavam convidados a participar nesta iniciativa no decorrer das festas de nossa senhora de Fátima e como referido a adesão não ter sido muita o trajecto realizou-se todo ele nos Oleiros com altos e baixos onde os participantes tiveram de dar o seu máximo para não ficarem para trás num trajecto de mais de 5 quilómetros com partida e chegada na capela dos Oleiros.
Houveram prémios para os melhores classificados que subirão ao palco no decorrer das festas ás 19 horas deste Domingo.
Iniciativas destas são de louvar pois promovem hábitos que nos nossos dias nos vamos esquecendo e promovem uma saúde saudável.
Espera-se que para o ano tenhamos o terceiro grande prémio de atletismo com mais participantes aqui em Arões (São Romão), Fafe.

Luís Peixoto.

sábado, Maio 02, 2009

Grupo de Teatro de Arões. Criou a rubrica "Clube dos livros"


O Grupo de Teatro de Arões, numa cortesia entre a arte de representar e a leitura, criou o "Clube dos livros"
Cada elemento, e durante um mês, lê um livro, e nele fará a sua apresentação e divulga o que na sua mente lhe deu para lhe fazer aquela opção de leitura. O mesmo livro passará por todos os elementos, para que possam ler e fazer sua análise literária.

Sorteio da Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões S. Romão. Dia sete de Junho.




A Associação dos Reformados e Pensionistas de Arões Romão, vão realizar a sua festa dos dias seis e sete de Junho, em que será feita no último dia o sorteio, com seguintes prémios. Um televisor, em segundo um Dvd e em terceiro um ferro de engomar. Os bilhetes pode adquirir aos membros da Associação na sua sede (Oleiros), e tente a sua sorte.

2º Grande prémio de Atletismo. Este domingo nos Oleiros.




Este domingo, dia três, vai se realizar o 2º Grande prémio de Atletismo, dentro do programa na nossa sª de Fátima em Oleiros, pelas 9.30.


Os escalões Masculinos e Femininos, Infantis dos 8 aos 11 anos. Iniciados dos 12 aos 15 e Juniores e Seniores maiores de 16 anos. Os interessados devem contactar a organização das festas. Participa !
Foto: Luís Peixoto




Extenção de Saúde de Arões S. Romão. Assaltada no primeiro de Maio.


Na madrugada do primeiro de Maio, foi assaltada a Extensão de Saúde de Arões S. Romão. Entrada danificada provesse terá sido com um veículo.


Os prejuízos avultados ainda por calcular a sua totalidade.


Só mais cá faltava um assalto a uma Extensão de Saúde, de boa saúde não estavam, mas aquela hora da madrugada de serviço somente o hospital, e esse também todo o cuidado é pouco.Já não seria o primeiro.


Um leitor me dizia à tempos que quando o ArõesDigital lançou a notícia do assalto à pastelaria Refujium, "que não vai ser esta a única noticia de assaltos na nossa freguesia"


A GNR de Fafe, tomou conta da ocorrência.

sexta-feira, Maio 01, 2009

No 25 de Abril inauguração já é tradição








Foi no passado dia 26 de Abril e no âmbito das comemorações do 25 de Abril que em Arões São Romão, foi inaugurada a Biblioteca Escolar no escola dos Ferreiros.
Numa cerimónia discreta, com um atraso de meia hora em relação à hora prevista, onde apenas esteve presente um encarregado de educação de cada turma, alguns convidados e populares curiosos, deu-se a assim a inauguração deste espaço que pretende oferecer melhores condições aos alunos daquele espaço.
A honra de retirar a bandeira foi dada ao Presidente da Assembleia de Arões (Vitor Castro) e ao Presidente da Câmara, que deste modo inauguraram oficialmente aquele espaço expondo perante todos a placa alusiva à inauguração.
Numa cerimonia onde intervieram com discursos João Ricardo Lopes e José Ribeiro, salientando a importância de um espaço como aquele na escola primária de Arões e os benefícios que este pode trazer aos alunos.
De referir que este espaço está equipado com três computadores, uma televisão, sofás e dezenas de livros que os alunos daquele espaço poderão usufruir a partir de agora e tirar o melhor proveito.
Na parte final da inauguração foram citadas por dois alunos frases alusivas ao 25 de Abril e acompanhadas por flautas tocadas também por alunos de Música da escola, houve ainda tempo para brindar os convidados com a representação da peça ”A Carochinha e o João Ratão” encenada pelos alunos com o apoio das professoras.
Texto e foto : Luís Peixoto